Servidores Penitenciários participam de reunião com Deputado Guilherme Maluf, Presidente da AL-MT

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Os diretores do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), juntamente com alguns servidores estiveram na manhã de hoje (09.11), na Assembléia Legislativa (AL-MT) dando continuidade a mais uma luta em favor dos servidores.”A pesar de convocarmos a todos os servidores, poucos se dispuseram a estar presente na sessão”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista.

Conforme foi divulgado nas mídias do SINDSPEN-MT, hoje seria feito a leitura do Projeto de Lei que trata a questão da Jornada Voluntária, porém não teve quórum e a  não foi votada.

O Presidente da AL-MT, Guilherme Maluf recebeu uma comissão de servidores para uma reunião onde o presidente do SINDSPEN-MT, João Batista falou sobre a questão da jornada voluntaria que vem como um paliativo momentâneo enquanto não se resolve a questão concurso público. O presidente ainda disse ao deputado que o projeto tem um problema seriíssimo, já que nenhum representante da classe interessada foi convidado a participar da discussão e nem da criação da minuta, ficando um valor inferior ao que a lei garante, apenas 50% da hora trabalhada do servidor, quando a lei garante o valor trabalhado mais 50% , no caso, na atual proposta só está garantido 50 %. Fazendo um comparativo com a da Policia Militar (PM) que foi dado 0.75% no valor da hora trabalhada, a da categoria penitenciaria foi menor, sendo que o salário dos servidores penitenciários é metade do valor da PM.

Na oportunidade Batista explanou sobre a atual situação do sistema penitenciário e dos servidores, das dificuldades que os servidores encontram para desenvolverem seus trabalhos, falta de efetivo, da falta de comunicação com a Secretaria de Gestão entre outros assuntos

O Parlamentar se mostrou interessado na explanação de João Batista e perguntou sobre a questão do fardamento, concurso, colete e firmou o compromisso de levar até o governo a questão da jornada voluntária.

O Presidente da AL-MT, ouviu todos os questionamentos e solicitou ao Sindspen um resumo relacionando todo o questionamento quanto a questão da jornada voluntária no quesito valor a ser pago e que o mesmo ira marcar uma agenda com o Governador Pedro Taques para levar a insatisfação dos servidores e apresentar os questionamentos.

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima quarta-feira(16.11) com representantes para que o deputado possa passar o que foi discutido e como entende essa questão o Governador e quais as providencias vão ser tomadas.

Na sala da plenária foi realizada uma pequena reunião onde o presidente parabenizou os servidores que estiveram presentes e reafirmou que essa não é uma luta do sindicato, mas sim da categoria e ainda lembrou que os servidores que estão em Brasília estão lutando por melhorias e que não é fácil estar lá, é cansativo.

Lembrou que na próxima quinta-feira (17.11) será a assembléia da categoria em frente à PCE e pediu a participação em massa da categoria. “Essa é uma luta nossa, se ficarem só esperando da diretoria do sindicato, pode esquecer é todo mundo junto, quem veio hoje aqui demonstrou  comprometimento não com o sindicato, mas com o seu futuro financeiro, profissional sua família, vamos cobrar daqueles que não participam” finalizou Batista.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa-SINDSPEN-MT