Agente Penitenciário brilha nas Corridas de Rua de Mato Grosso e já sonha com a tradicional Corrida de São Silvestre

postado em: Esportes | 0

Com muito esforço e dedicação é que o agente penitenciário Gletson Ferreira da Silva tem se destacado em todas as corridas de rua que participa, sempre conquistando as primeiras colocações, além de ser o único profissional da segurança pública do Estado de Mato Grosso a estar no pelotão de elite da famosa Corrida de Reis, realizada pela TV Centro América,por exemplo e já sonha em participar da tradicional Corrida de São Silvestre em São Paulo.

Do inicio do ano para cá, o atleta tem superado cada vez mais o desafio de estar no seletivo grupo de elite de corredores de rua. Somente esse ano foram dois primeiros lugares sendo na Corrida Águia Trail/Cross na Terra e a Corrida do Cioper, nas  Corrida: do Servidor (estava se recuperando de uma virose) e  Independência ficou em terceiro lugar e nas Corridas de Cara Limpa contra as Drogas em 10º lugar e na  Homens do Mato da PM em 6º, em ambas ficou em  primeiro lugar na categoria faixa etária, já na Corrida Homens do Fogo, realizada pelo Corpo de Bombeiros ficou em  4º e em  1º na categoria faixa etária, já na Corrida de Reis ficou 44 geral e  3º melhor colocado na categoria faixa etária, onde recebeu uma medalha da empresa organizadora como incentivo a estar participando e melhorando o tempo.

Pode-se disser que o servidor tem se destacado e tem se dedicado. Ele conta que para participar do pelotão de elite, o atleta que participa da Corrida de Reis, por exemplo, a mais famosa do Estado de Mato Grosso, já que conta com atletas de diversos outros estados e até mesmo de outros países, até o ano de 2012, o participante tinha que ficar entre os 100 melhores na prova do ano anterior. “Depois de 2012, o número diminuiu para 50, ou seja, para estar no pelotão de elite tem que estar entre os 50 melhores tempos”, explicou o atleta, que sempre conseguiu se manter entre os melhores, com exceção do ano passado, onde ele teve problemas de saúde e ficou fora do pelotão de elite deste ano. “Eu sai juntamente com os demais atletas, mas felizmente, consegui ultrapassar e chegar no pelotão de elite, então, em 2016 eu estarei novamente entre os 50 que largarão na frente”.

“Além do Gletson, temos mais dois servidores que estão se destacando ficando em boas colocações nas corridas, sendo eles o agente penitenciário Alcides Crespo de Vila Bela e Valmiro Rocha lotado no Centro de Detenção Provisória de Pontes Lacerda”, lembrou o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista.

Entrada no mundo do atletismo

Gletson nos conta que começou a participar de corridas há 12 anos e sua primeira participação foi na Corrida de Reis no ano de 2004.

Conforme o servidor, tudo começou em uma brincadeira com um amigo  que  se inscreveu e o convidou para ir junto. “Decidi correr com ele e para minha surpresa, dos 10 mil candidatos inscritos, eu fiquei em 638 e completei a prova em 50 minutos, foi então que vi que poderia melhorar o meu tempo e a minha colocação se treinasse, e foi isso que fiz”. o segundo ano que participei, reduzi o tempo e a minha colocação pela metade. Depois de 4 anos participando, eu já me classifiquei para o pelotão de elite, onde permaneci desde então”, contou ele.

O servidor diz que não ser fácil, “tem que pagar o preço, treinar e se dedicar muito, às vezes não podemos contar nem com o apoio dos próprios colegas, mas o importante é não desistir”, afirma ele, que atribui todo se esforço a dedicação, primeiramente a Deus e depois a ajuda de seus familiares e apoiadores Sindspen-MT. “Eu vejo como uma superação, eu nunca esperava conseguir bons resultados, mas sempre com Deus na frente, com perseverança e persistência você chega onde quer, e também com o apoio fundamental de todos aos quais eu agradeço imensamente como ao meu sindicato, que sempre me apoia e incentiva não somente a mim como a outros servidores que também representa a categoria”.

A última prova que o agente penitenciário participou foi a Corrida Homens do Mato, no final de semana (06), a qual, Gletson conquistou a primeira colocação na categoria faixa etária e 6º na categoria geral.

“Quero parabenizar aos amigos agentes penitenciários que estão ai na luta e incentivar na pratica de exercícios que faz muito bem a saúde. Vamos treinar mais para ficarmos mais forte e aos poucos representar melhor a nossa categoria”, disse Gletson.

Para a diretoria do Sindspen-MT é um orgulho estar tão bem representada nessa área. “Temos ótimos atletas como o Gletson, no sistema penitenciário, que tão bem nos representa e esta levando o nome da nossa categoria em destaque no estado. Para nós realmente é um orgulho, ver a superação do tempo a cada prova e também dos problemas de saúde como na Corrida do Servidor, onde o agente estava se recuperando de uma virose, mas não desistiu e ficou em terceiro lugar”, disse o presidente, João Batista.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa- SINDSPEN-MT