O Agente Penitenciário, Rowayne Soares Ramos, vai lançar o livro “Letramento na prisão”, da editora Appris.
O evento vai ser realizado no Museu Histórico de Mato Grosso, em Cuiabá-MT, localizado na Praça da República, a partir das 20h do dia 25 de novembro e no mesmo dia será a noite de autógrafos e recepção dos amigos, familiares e comunidade interessada na obra. “Será um momento de confraternização”, disse o servidor.
A partir do lançamento o livro estará disponível nas livrarias locais e pelo site da editora.
Na obra, é teorizado sobre a alfabetização e o letramento de jovens e adultos em prisões do Centro de Ressocilaização de Cuiabá (CRC). O livro levou 3 anos para ser escrito, de 2011 à 2014. Porém, “podemos dizer que a partir do momento em que ingressei na carreira de agente penitenciário, em 2005, já tinha começado a observar”, comenta Ramos.
A ideia de escrever o livro nasceu quando Ramos concluiu seu mestrado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no final de 2012. “Dois professores que avaliaram minha dissertação me sugeriram que o meu estudo merecia uma publicação em formato de livro”, conta orgulhoso.
O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista parabeniza antecipadamente o servidor pelo excelente trabalho desenvolvido.
Ana Paula Barros
Assessoria de Imprensa-SINDSPEN/MT