Cadeia Pública de Nova Mutum-MT tem novo diretor após excelente gestão de Antônio Lima

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

O Governo do Estado de Mato Grosso substituiu na manhã de ontem (17.10), após dezenove meses de muito trabalho e dedicação e após consenso entre a direção e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) o então diretor e agente penitenciário Antônio de Lima, em seu lugar assume o Agente José Maria de Almeida.

Desde que assumiu a direção após fuga em massa em fevereiro de 2015, onde 26 detentos fugiram, Lima tem realizado excelente trabalho, implantou uma nova gestão e traçou um planejamento de reforma da cadeia feita pelos próprios reeducandos, bem como a implantação de programas que auxiliaram na recuperação dos detentos.

Logo no inicio da gestão, lima foi em busca de parceiros e levou para a Unidade Penal muitos projetos visando à humanização, devolveu credibilidade aos servidores do sistema prisional após a lamentável fuga em massa de 2015.

Dentre os projetos pode-se destacar a recuperação em parceria com a Odebrecht e Coomuser, implantação do POP-Procedimento Operacional Padrão,combateu direto a entrada de celulares, neste período apenas um aparelho foi encontrado na unidade, humanização dentro da cadeia com projetos de sala de aula com curso de música (violão), curso parceria com o SENAI Nova Mutum entre outros projetos.

Segundo o servidor, o grande desafio foi eliminar as falhas que havia no sistema de fiscalização, uma vez que semanalmente drogas e celulares entravam facilmente na unidade. “Nas duas primeiras semanas, fizemos um limpa, usamos nosso serviço de inteligência e retiramos de todas as celas, celulares, drogas e outros itens que são proibidos pelo sistema penitenciario. Contamos com o apoio de todo o setor de segurança pública de Nova Mutum.

Nesses 19 meses o agente firmou uma grande parceria com município, estado e poderes constituídos da comarca além de utilizar a mão de obra dos próprios recuperandos na reforma da cadeia após as duas fugas a de 2015 e a de 2016, onde os fugitivos destruíram completamente a Unidade Penal. “Deixo a gestão com a sensação de dever cumprido, com muita seriedade e força de vontade conseguimos reformar toda a cadeia e revitalizar a ala interna da unidade em tempo hábil, 40 dias, que após a rebelião ocorrida no mês de agosto às dependências ficaram totalmente destruídas. Toda reforma foi custeada pela SEJUDH, Conselho da Comunidade, Conselho de Segurança do Município e doação do Setor privado”, disse lima.

A decisão foi tomada após um consenso entre servidores da unidade, de que deveria haver mudança na direção e após votação democrática, escolheu-se o nome do agente penitenciário José Maria de Almeida. ”Desejo boa sorte ao novo diretor, que mantenha o nível operacional e de relação pública com conselho e sociedade mutuensse, conquistado por nossa gestão ao longo desses 19 meses. Agradeço todo apoio do SINDSPEN-MT durante a minha gestão e a SEJUDH-MT pela confiança a mim dedicada e também a toda sociedade mutuensse”, finalizou Lima.

Antônio Pereira Lima é servidor concursado do Estado de Mato Grosso e atua no Sistema Penitenciário (Sispen-MT) há mais de 11 anos. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), tem em seu currículo curso de Operações Especiais Penitenciários e esteve na função de diretor da Cadeia Pública de Nova-Mutum (MT) de 05.02.2015 a 17.10.2016.

O Presidente do Sindicato dos Servidores do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista parabenizou as mudanças realizadas e citou que o novo modelo merece reconhecimento. “Este novo sistema é mais completo, atualizado e rígido, superando em diversos aspectos o anterior. Em primeiro lugar é mais segurança ao cidadão mutuense, e mais oportunidade ao reeducando, além de evitar, com novos profissionais que a cidade seja exposta ao vexame que foi a fuga registrada em janeiro de 2015, ressaltando que as melhorias que podemos ver claramente após a gestão do nosso companheiro estão ai para todos que quiserem conferir e comprovar e que os servidores que trabalham nas unidades são os melhores nomes para assumirem o cargo de diretor, porque conhecem as necessidades e lutam para resolver, como é a o caso do lima e tantos outros por esse estado a fora, que executou o cargo com muita dedicação e transformou a cadeia da cidade e tudo quase sem recurso nenhum do governo, indo em busca de parcerias com conselhos e setor privado da cidade, parabéns ao novo diretor , José Maria que continuem os trabalhos e melhore ainda mais”,  destacou.

Com relação ás melhorias, Batista ressalta que esse novo sistema trouxe mais segurança para os servidores. “Na oportunidade quero esclarecer a toda sociedade que a maioria das melhorias realizadas na cadeia, quase que 100% foram realizadas com esforço do diretor e seus servidores que foram com pinico na mão pedir ajuda a sociedade local, aos grupos empresarias da cidade para poder arrumar a cadeia, sem que o Governo do Estado desse atenção necessária e que o sindicato recebeu recentemente um documento dos servidores onde dizia que depois de quase dois anos trabalhando na folga para manter a segurança da unidade, os mesmos  não vão mais fazer isso e que a partir de agora a cadeia  vai funcionar com o efetivo do plantão, sem que os servidores que estão de folga deixem o sossego do seu lar da sua família para poder dar apoio na unidade”, concluiu Batista.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa-SINDSPEN/MT