SINDSPEN-MT realiza Assembleia com servidores penitenciários para tratar do andamento de reivindicações e acordos firmados com o Governo do Estado

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Na tarde de hoje (14.10) aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso (SINDES) mais uma Assembleia Geral dos Servidores Penitenciários do estado de Mato Grosso, com objetivo de tratar sobre as avaliações da pauta de reivindicação com o governo do estado firmado na ultima greve realizada no mês de junho.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciário do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista começou a reunião dando parabéns aos representantes das cidades de Sinop, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Pontes Lacerda, JUINA e Vila Rica, pela presença.

Conforme informou o presidente, o sindicato tem acompanhado todos os itens da pauta de reivindicação, alguns estão andando e outros ainda estão emperrados. Na data de hoje era para ser publicado a o nome da empresa que irá realizar o concurso, porém até o momento não nenhuma resposta foi dada.

Um dos pontos discutidos foi com a relação ao concurso público que conforme a secretaria o edital sairia até a segunda quinzena de outubro.

Quanto à questão da jornada voluntária que nesse momento é um mal necessário, devido à falta de efetivo, deve ir para a Assembleia Legislativa (AL), porem a questão do valor não está de acordo, caso a lei passe na AL, os servidores vão precisar encher a Assembleia para lutar para que haja uma emenda, “para isso precisamos do apoio da categoria, da união, precisamos acompanhar e participar das convocações de reunião e assembleias”, disse Batista.

A questão do fardamento de todos é o único que está em processo avançado, o pregão para contratar a empresa foi remarcado, mas já tem até o orçamento disponibilizado, é o que mais tem avançado de todos os itens da pauta.

Reforma administrativa e atraso de salário também foram pautas da reunião, onde o presidente disse que o governo ainda não mandou a reforma para a AL, porém tudo indica que após a eleição municipal será apresentada na AL-MT.

Quanto à questão de atraso de salário Batista disse que pode acontecer, e que o servidor precisa se preparar, pois o governo tem falado que o recurso que tem em caixa não é suficiente para paga funcionário até o dia 30 de cada mês, segundo a Secretaria de Estado Fazenda (SEFAZ), a maior arrecadação é do ICMS que seria do dia primeiro ao dia 10.

A PEC 241/2016, também entrou em pauta, alguns servidores questionaram sobre as mobilizações contra a aprovação e o presidente disse que depende da deliberação das Confederações Sindicais sobre as atividades em Brasília-DF. “O sindicato estará convocando os servidores para uma assembleia Extraordinária, tão logo tenhamos o calendário de atividades e mobilizações, à medida que fomos recebendo as informações, estaremos repassando aos servidores”, disse.

Não houve encaminhamentos, somente a deliberação de uma nova assembleia conforme ficou firmado, uma assembleia por mês, em outros encontros da categoria para o inicio do mês de novembro.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa- SINDSPEN/MT