Agentes penitenciários da Cadeia de Alto Araguaia após revista encontram vários objetos ilícitos em celas da unidade penal

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Na manhã de hoje (03.10), após informações de que os presos da unidade estariam fazendo uso de aparelhos celulares, os agentes penitenciários da Cadeia Pública de Alto Araguaia-MT, localizada a 410 km de Cuiabá, realizaram revista em todas as celas da unidade penal, durante a operação, foram localizadas substâncias aparentando ser drogas, onze (11) celulares, carregadores, além de chuços. Os objetos foram encontrados em três (3) celas da unidade. Com capacidade para 40 detentos, hoje a unidade conta com uma população carcerária de 87 reeducando. Para esta operação foi preciso convocar todos os agentes lotados na cadeia, inclusive os que estavam de folga. A unidade conta hoje com três (3) agentes por plantão para fazer toda a guarda, revista e demais procedimentos.

O diretor da cadeia Marlon Pinheiro, que está a cinco (5) meses na frente da unidade, disse que vem enfrentando grandes dificuldades diante da falta de estrutura e efetivo que dificulta a guarda e também possibilita a entrada desses objetos ilícitos. Segundo o diretor desde que assumiu a direção da cadeia tem buscado apoio do governo do Estado para que a mesma seja reformada, dando melhores condições  tanto para os servidores quanto para os detentos, porém sem sucesso e que diante da negativa do governo, o diretor foi em busca de parceiros para que a situação seja amenizada e junto com o Ministério Público estão trocando toda a tela de proteção onde os presos tomam banho de sol e é por onde entram grandes parte das drogas, por uma tela mais reforçada, pois a atual é uma tela simples e  não oferece nenhuma segurança e é por onde as drogas são arremessadas de fora para dentro da cadeia.

“Ainda estamos com muitas dificuldades para impedir totalmente a entrada desses objetos na cadeia, tendo em vista de que muitas são as artimanhas para se colocar esses objetos ilícitos aqui dentro e sem contarmos com os aparelhos necessários para as revistas fica ainda mais complicado, além da mal estrutura que possibilita a entrada”, disse um dos agentes que participou da operação.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, disse que essa infelizmente é a realidade de todas as unidades de Mato Grosso, falta de efetivo e falta de estrutura, mas que apesar disso os servidores cumprem brilhantemente o seu papel, fazendo o possível para manter a disciplina dentro das unidades. Parabéns aos servidores de Alto Araguaia pelos trabalhos desenvolvidos.