Vários materiais ilícitos são encontrados em revista de rotina na Cadeia do Capão Grande

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Em procedimento de revista de rotina realizado na ultima sexta-feira (30.09) na Cadeia Pública do Capão Grande (Várzea-Grande) de Mato Grosso, vários materiais ilícitos foram encontrados pelos agentes penitenciários escondidos na cela do Raio 1, entre eles celulares, drogas e chuços.

De acordo com servidores do plantão A que realizaram a revista, o procedimento é rotina na unidade e visa retirar das celas matérias ilícitos como drogas, celulares e outros itens proibidos na cadeia.

A cadeia abriga 350 presos, sendo que os plantões contam com 12 plantonistas na escala, isso quando não precisam escoltar detentos para ao pronto socorro, ficando apenas 10 agentes para fazer todos os procedimentos de revista, escolta de presos a unidades de saúde, carceragem e demais atividades dentro da unidade. Segundo um agente que estava de plantão o numero de agentes é pouco para fazer a guarda da cadeia e ainda a falta de equipamentos e a proibição da revista intima acaba facilitando a entrada desses produtos, disse.

Os celulares encontrados foram encaminhados para o Setor de inteligência da policia civil e as drogas encaminhada para a delegacia de entorpecentes, Já a ala em que foram encontrados os materiais vão passar por procedimento disciplinar.

“Essas apreensões já viraram rotina nas unidades penais do Estado, somado a falta de efetivo e o número grande de presos, infelizmente, os servidores fazem a sua parte, mas se o Estado não fizer a dela equipando as unidades com equipamentos descentes e abolindo a portaria que proíbe a revista intima, essas apreensões vão continuar a acontecer”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/Sindspen-MT