Os agentes do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) frustraram no inicio na tarde de hoje (28.09), uma tentativa de fuga em massa que provavelmente iria acontecer no turno da noite na Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande.
Segundo informou uma agente penitenciária que estava de plantão Por volta das 12:00 horas de hoje , ela estava na torre quando percebeu um movimento estranho no raio I e também ouviu uns barulhos que parecia sendo de algo sendo quebrado, mas não soube identificar em qual ala era. A agente ainda informou que esse barulho e movimento, também já havia sido percebido pela agepen do plantão anterior a qual a mesma rendeu. “passei a informação para o líder que prontamente e imediatamente entrou com outros os agepens de plantão e o diretor para averiguarem e foi encontrado cordas artesanais e um buraco na parede da cela I da ala B, onde 28 presos ficam alojados”, disse a agente.
Ao entrarem na cela os agentes que estavam de plantão localizaram de imediato uma corda e chuços, além de um buraco que daria para a área externa da cela em forma de quadrado que já estava no final da parede onde dava para uma pessoa passar com facilidade.
A unidade abriga atualmente 350 recuperando, contando apenas com 11 servidores por plantão para fazer a guarda, a vistoria e a escolta de detentos quando necessário.
A equipe do plantão após terem descoberto essa tentativa resolveram revistar toda a cadeia e até o momento ainda estão em procedimento de revista.
O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) , João Batista parabeniza aos agentes de plantão pelo empenho e por terem evitado a fuga desses 28 detentos onde mesmo com a falta de efetivo que não é mais novidade para ninguém, esses valorosos guerreiros trabalham duro para a manter a ordem e guardar a unidade com responsabilidade. ” A falta de efetivo é um dos grandes problemas do sistema penitenciário e o sindicato vem cobrando da gestão do Governador Pedro Taques desde do inicio do mandato, porém ainda não tivemos sucesso”, concluiu Batista.
Ana Paula Barros
Assessoria de IMprensa/SINDSPEN-MT