Diretoria do SINDSPEN-MT parabeniza a servidora Rita de Cássia por participação no I Seminário da Rede de Atenção à mulher em situação de prisão e à adolescente em internação

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

A diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), parabeniza a Agente Penitenciária, Rita de Cássia, lotada na Diretoria de Ensino Penitenciário pela brilhante participação no 1 SEMINÁRIO DA REDE DE ATENÇÃO À MULHER EM SITUAÇÃO DE PRISÃO E À ADOLESCENTE EM INTERNAÇÃO, organizado pelo  Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso – CEDM /MT.

 

Rita é graduada em Ciências Biológicas, Pós-Graduada em Educação de Jovens e Adultos e Gestão Pública, aluna de mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato grosso na linha de pesquisas: Culturas Escolares e Linguagens Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Corporeidade e Ludicidade da UFMT. Pesquisa para a dissertação realizada na Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, intitulada: Mulheres no cárcere: um estudo sobre os símbolos e imagens produzidos a partir de suas identidades corporal e Servidora pública estadual á 10 anos no cargo de Agente do Sistema Penitenciário.

 

Na oportunidade a servidora falou sobre as maiores dificuldades dos servidores que trabalham em unidades femininas. Em uma das partes da sua palestra Rita disse que Todos os servidores que forem designados para trabalhar em estabelecimentos prisionais femininos devem receber capacitação específica continuada, abrangendo informações sobre os cuidados e necessidades especiais das mulheres presas e seus filhos, a exemplo de: prevenção da violência contra a mulher, orientação sexual, direitos sexuais e reprodutivos, abordagem étnico-racial, saúde da mulher, inclusive mental, e dos filhos inseridos no contexto prisional, acessibilidade, especificidades da presa estrangeira, dependência química, maternidade, desenvolvimento infantil e convivência familiar, arquitetura prisional, direitos e políticas sociais e outras.

 

O presidente do SINDSPEN-MT, João Batista disse que foi um evento muito importante e que debater o sistema penitenciário e sua situação no intuito de sugerir ações que visam o desenvolvimento de politicas públicas e assim melhorar a atual situação é sempre válido, parabéns a servidora  que representou a categoria penitenciária com excelência, disse.   

 

Sobre o evento

I Seminário da Rede de Atenção à mulher em situação de prisão e à adolescente em internação

 

O Seminário que foi organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso – CEDM /MT, debateu com a sociedade os direitos e deveres das mulheres em situação de prisão, bem como das adolescentes em regime de internação e o esquecimento daqueles e daquelas que se encontram detidos e detidas. Entretanto, existe a mea culpa da sociedade no aumento da criminalidade, pois vivemos em um mundo capitalista onde as oportunidades não são iguais para todos e todas. Debateu também as condições de tratamento dos servidores e servidores que atuam na área e a carga emocional e psicológica por eles enfrentada.

 

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT