Vice-presidente e secretário geral do SINDSPEN-MT participam de reunião em Lucas do Rio Verde

postado em: Jurídico | 0

Com objetivo de participar de uma reunião com servidores e autoridades locais, além de visitar a unidade penal de Lucas do Rio Verde, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), Arilson Moreira, e o secretário Geral, Ademir da Mata, estiveram na cidade.

A reunião aconteceu na própria unidade, que recentemente foi transformada em Centro de Detenção Provisória (CDP). “Diversos foram os assuntos discutidos durante a reunião, mas o foco principal desse encontro foi a falta de efetivo na unidade, que está com o mesmo número de agentes penitenciários da época em que era apenas cadeia, ou seja, apenas 16 agentes, mas o número de presos aumentou para 250 atualmente”, disse o vice-presidente.

Além do vice-presidente e do secretário Geral do SINDSPEN-MT, também estavam presentes na reunião diversos servidores, o diretor da unidade, senhor Jairo Santana do Nascimento, a Defensora pública, Thais Cristina Borges e o presidente do conselho da comunidade, senhor Davi Paré.

O diretor da unidade declarou durante o encontro, que os programas implantados em parceria com a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, hoje, estão sendo executados parcialmente por falta de efetivo, como por exemplo, a fábrica de blocos, tijolos, entre outros.

“São excelentes projetos que foram implantados e estão com apenas 26 presos trabalhando justamente por falta de efetivo, então, essa é uma problemática que estamos enfrentando em todos os sentidos aqui na unidade e a situação está caótica”, disse Jairo.

Já a defensora pública relatou que esse problema também prejudica as audiências, escoltas, atendimentos médicos, “então é um assunto que envolve todas as esferas e precisamos nos unir para cobrar uma solução”.

APOIO – Durante a reunião ainda, as autoridades presentes solicitaram apoio do sindicato para resolver a situação.

Na oportunidade, o secretário geral do SINDSPEN-MT afirmou que o baixo efetivo é uma realidade de todo o Estado “e a única solução que vemos é um novo concurso emergencialmente”, falou ele, informando ainda, que terá uma reunião com o secretário de Estado Márcio Dorileo e que levará as reivindicações apresentadas na reunião e informará a ele  a situação da unidade.

“Informaremos também, que caso não haja uma solução emergencial, a unidade poderá paralisar as atividades parcialmente”, Alertou Ademir.

VISITA – Após a reunião, os diretores do SINDSPEN-MT visitaram a fábrica de concretos que fica em anexo ao CDP. “A recepção foi muito boa, onde aproveitando a oportunidade gostaríamos de agradecer a todos os servidores de Lucas do Rio Verde”, finalizou o vice-presidente.

Nelli Tirelli

Assessoria de Imprensa/SINDSPEN-MT