“Sindispen teve e tem papel muito importante para a categoria”, afirma policial penal

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Há 7 anos, quando o policial penal João Bosco Alves Lima Júnior ingressou na carreira, percebeu o quanto um sindicato tem força na luta pelos direitos dos trabalhadores. “O Sindicato teve e tem papel muito importante para a categoria. Tivemos muitas melhorias ao longo dos anos por causa da luta do Sindspen”.

 

 

Ele é filiado ao Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), entidade que completa 11 anos em abril. Entre as conquistas do Sindicato está a aprovação do projeto que transformou os antigos agentes penitenciários em policiais penais, além da compra de novos equipamentos para o trabalho dos servidores, que é fruto da pressão junto ao governo do Estado.

João Bosco decidiu fazer o concurso para o sistema penitenciário por se identificar com a segurança pública. Antes de ser policial penal ele serviu ao Exército e também trabalhou como segurança em uma empresa de transporte de valores. Mas, foi na Polícia Penal que conseguiu se realizar profissionalmente.

“Sempre gostei da área da segurança pública e isso me impulsionou para entrar no sistema penitenciário. Gosto da profissão porque uma das nossas funções é a ressocialização, é fazer com que o indivíduo volte à sociedade, que se arrependa e volte recuperado”, afirma o policial penal.

Ele declara que já escutou que “não existe ressocialização” para os detentos, porém ver pessoas reintegradas à sociedade, com vontade de mudar de vida, é um dos momentos gratificantes de sua carreira.

“Existe sim o perfil da pessoa que não quer mudar de vida. Mas existe muita gente que só precisa de uma oportunidade, de ver que o sistema funciona, para mudar de rumo. O preso quando está, de fato, se ressocializando, muda até o comportamento com os policiais penais”, explica João Bosco.

Ele começou a se envolver no Sindicato antes mesmo de sua nomeação como policial penal. Foi acolhido no Sindspen, recebeu informações sobre documentos para a posse, condições da carreira e desde então defende junto aos colegas a importância da representação sindical.

“Antes de ser nomeado eu já frequentava o Sindicato e via a importância da atuação. Nesses anos que estou na carreira tenho visto o quanto o Sindspen tem trabalhado para melhorar nossas condições de trabalho, por mais capacitação. O Sindicato é a instituição que está ali para apoiar o servidor, tanto no dia a dia do trabalho quanto na assessoria jurídica, se ele precisar. É quem dá o respaldo para o policial penal”, defende João Bosco.