Cadeia Pública Feminina de Cáceres inaugura 1° sala de coleta de preventivo do Estado

Cadeia Pública Feminina de Cáceres inaugurou a primeira sala de coleta de preventivo do color do câncer de útero dentro de uma penitenciária no Estado de Mato Grosso. A inauguração foi realizada na segunda-feira (22).

A construção da sala tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das reeducandas, visando protege-las, pois se trata de um exame que toda mulher deve fazer anualmente.

Reprodução

Luiz Velozo

O diretor regional da Subsde de Cáceres, Luiz Carlos dos Passos Velozo esteve presente durante a inauguração do projeto e contou sobre o funcionamento da sala. “A coleta será realizada por meio das enfermeiras dentro da unidade, somente a coleta será encaminhada para analise, facilitando assim o trabalho dos servidores, sem ter que deslocar com cada recuperanda para a realização do exame lá fora. Isso é um fato histórico dentro do nosso Estado nós somo os primeiros a possuir esse trabalho”, enfatizou.

A presidente em substituição do Sindspen, Jacira Maria parabeniza o apoio da subsede para a realização da sala. “O nosso objetivo é sempre avançar e estamos muito felizes em poder ver que a subsede de Cáceres contribuiu para que esse trabalho fosse concluído, parabéns aos envolvidos”, disse.

Além da inauguração da sala de prevenção foram implementados dois novos projetos na Cadeia Pública, sendo eles o Projeto Pregando a Liberdade e o Decorando o Tempo. O intuito dessa ação visa trabalhar o tempo ocioso da reeducanda, além de proporcionar um retorno financeiro e profissional.

Reprodução

Projetos Cáceres

A agente penitenciária Claudia agradeceu a participação de todos que contribuíram com a realização dos projetos. “Essa inauguração é muito importante para o Estado pelo fato de ser a primeira sala de coleta de preventivo. Agradeço os apoios que foram prestados para que nós chegássemos até aqui, em especifico ao sindicato que nos ajudou de uma maneira incrível nos mínimos detalhes”, contou.

Para que a sala fosse construída a cadeia pública contou também com o apoio do Conselho da Comunidade, Secretaria Municipal de Saúde, Cadeia Masculina, Vara de Execução Penal, Promotoria do Estado e Pastoral Carcerária.