Alunos do Agente Mirim de Campo Novo realizam passeio na capital

Cerca de 90 alunos do projeto Agente Mirim desenvolvido pela Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis (a 385 km ao Norte de Cuiabá)  estivem na capital durante o fim de semana. O objetivo da visita foi apresentar aos alunos as instituições da segurança pública da capital para que os jovens tenham uma visão diferente.

Os alunos realizaram diversas atividades entre elas, visita na Penitenciária Central do Estado (PCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo de Operações Especiais (GOE) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Os adolescentes também estiveram na Escola Penitenciária e durante a visita a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Jacira Maria da Costa, junto com o vice-presidente Gilciney Mendes Gomes puderam participar e conhecer os jovens.

Para Jacira esse trabalho social com os esses adolescentes é essencial no desenvolvimento deles para o futuro. “É uma honra poder estar com essa turma que muito nos orgulha, vejo os depoimentos dos pais que os filhos têm mudado depois de ingressarem no projeto, eu admiro muito o agente penitenciário Fabio Aguiar pelo brilhante trabalho que ele realiza com esses jovens. Estão todos de parabéns, vejo aqui jovens, enfatizou.

Assessoria

Agente Mirim

Além de conhecerem as instituições os alunos tiveram passeios de lazer como, por exemplo, na Associação Nacional dos Servidores do Departamento da Polícia Federal (Ansef) e também na Arena Pantanal. “A garotada amou passar o dia na piscina, dentro do projeto temos alguns alunos carentes, que nunca tiveram a oportunidade de ter um dia como esse. Foi marcante para todos, disse o idealizador do projeto, Fábio Aguiar.

Fabio contou também que eles conseguiram realizar o que almejaram. “Durante o passeio não só os alunos gostaram das visitas, como os pais que acompanharam o trajeto, eles se sentiram realizados. Ao voltara para a terra natal, nós fizemos uma gincana com os alunos nela eles contaram como foi, o que levam dessa viagem e qual a nova visão. Posso garantir que os depoimentos são marcantes, conseguimos conquistar o que queríamos, pois o intuito era que eles tivessem uma visão diferente para o futuro e se espelhassem nesses profissionais.  Quero agradecer a todos as instituições que nos abriram as portas e nos deram a atenção, finalizou Fábio Aguiar.

Assessoria

Passeio

O passeio é realizado uma vez ao ano, desde que o projeto foi iniciado em 2016. Para o próximo ano está previsto levar os alunos para conhecerem outros estados.

Avanço

O projeto que tem como objetivo auxiliar o Estado e a família na formação desses jovens por meio do sistema de regras e leis vigentes está sendo procurado por outras entidades com intuito de formar parcerias e ser implantado na capital do Estado.

O Agente Mirim foi Idealizado pela Associação dos Agentes Penitenciários de Campo Novo do Parecis e é executado pelos servidores da Cadeia Pública da cidade, atende hoje 280 alunos sendo elas crianças e adolescentes.