Divulgação
Agente penitenciário, Elvis Dourado e o Diretor da Agrovila, Pedro Mendes,com os demais integrantes da equipe
Contribuir com a restauração e apoio do retorno à sociedade dos apenados é o objetivo da realização dos círculos de paz, projeto social realizado pelo Núcleo de Gestão Restaurativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, ao qual o agente penitenciário, Elvis Dourado participa.
Elvis conta que teve contato com a justiça restaurativa e achou o trabalho importante e após convite participou do curso de formação e hoje já está estagiando, inclusive aplicou a técnica juntamente com outros facilitadores aos apenados da Colônia Agrícola de Palmeiras, no último dia 09 de agosto.
Divulgação
Circulo de Paz, realizado na Colonia Agrovila das Palmeiras
O circulo foi realizado por quatro duplas de facilitadores que conduziram os 33 apenados em uma vivência. Divididos em quatro Círculos de Paz, todos envolvidos tiveram oportunidade de falar e expor suas dificuldades e desejos para melhorarem.
O diretor da Unidade, Pedro Marques, disse que tinha ouvido falar do Círculo de Paz. “Na cadeia o preso de certa maneira esfria a convivência, a empatia. A prisão forja negativamente o ser humano. Uma oportunidade onde a pessoa expõe seus sentimentos, dificuldades e anseios, só faz bem. Isso facilita muito a humanização e consequentemente o retorno ao convívio social. Qualquer ajuda que vier em busca de sensibilidade, amor ao próximo e respeito é bem-vinda. Queremos mudar essa realidade e precisamos de ajuda. O Poder Judiciário deixou de ser tão fechado e isso está sendo muito bom. Queremos aproveitar esta oportunidade e estender aos nossos agentes prisionais. Eles também querem vivenciar esta experiência, como disse o ambiente prisional muda a pessoa e esta é uma oportunidade de resgate para todos nós”, disse o diretor da unidade prisional”, pontua Pedro Marques.
“O que me levou a participar do projeto, foi após participar de um circulo de paz na Penitenciária Ana Mario do Couto, unidade na qual atuo. Após essa participação, achei interessante o projeto e veio o convite para participar do circulo de formação como facilitador e após a conclusão, estou tendo a oportunidade de estagiar, já realizei alguns círculos de paz com os apenados”, pontua o agente penitenciário Elvis .
A Presidente em substituição do Sindspen/MT, Jacira Maria da Costa, frisa que conheceu o trabalho pelo agente penitenciário e achou super importante e de grande relevância para o sistema penitenciário. “Fico feliz quando vejo nossos servidores interessados em contribuir positivamente na reinserção do apenado ao convívio social, oferecendo uma nova chance. Isso demonstra o quanto nossos servidores são comprometidos com a profissão que exercem”, pontua.
Sobre o Circulo de Paz
É um projeto social que viabiliza a socialização e a integração da comunidade.
Os círculos de construção da paz tem como finalidade a reflexão das demandas emocionais, sensibilização e reconhecimento da pessoa e empatia com o grupo. Os trabalhos com os apenados são de forma reflexiva, com a finalidade de reintegrar à sociedade ele não venha a reincidir ao delito cometido.
Assessoria de Imprensa Sindspen-MT-(65) 98462-9082
Email- imprensasindspent@gmail.com
Instagram:@sindspenmt
www.facebook.com.br/sindspenmt