Servidores do sistema penitenciário participam do 2º Curso de Técnicas de Controle da Rotam

postado em: Notícias | 0

Os agentes penitenciários, ambos lotados na Penitenciária Central, José Jonildo Silva e Lucivaldo Arruda participaram do 2º Curso de Técnicas de Controle e Submissão, promovido pela Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam).  

Conforme os agentes foram 27 dias de aprimoramento e instruções de alternativas do uso da força, através de métodos de artes marciais adaptados para a atividade policial.

Para Lucivaldo, o curso superou o esperado “Aprendemos muito sob técnicas de submissão e controle sobre o possível infrator da lei, além de t´cnicas aprimoradas de algemação, pré algemamento e a perfeita condução do infrator. Foi um importante aprendizado, uma vez que no Brasil não existe um protocolo de algemação que possibilite a segurança do infrator e da equipe que está conduzindo”, explica.  

Divulgação

89336290-1aee-49c3-a635-3b1ca0ccc90d.jpg

Agentes penitenciários recebendo o certificado de conclusão.

O objetivo foi preparar os agentes públicos para situações críticas de manutenção da ordem, onde é necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados de uso da força. Além de proporcionar aos alunos, maior capacidade técnica de resolução de conflitos, dentro dos princípios da legalidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, resguardando os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Tendo em vista a importância da engrenagem da segurança pública, sistema penitenciário, Policia Militar, Policia Civil e Bombeiro, cada um dentro da sua competência, é importante que cada um esteja alinhado de uma forma padrão, principalmente com relação à abordagem, sendo essa a finalidade do curso. Foi muito proveitoso, de muito aprendizado e troca de experiências”, disse José Jonildo Silva.  

Divulgação

70282f52-0bac-481b-891d-81bb80b6e8f3.jpg

Ao todos foram 17 alunos que participaram do curso.

Participaram da instrução policiais da Rotam, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Cavalaria, Força Tática do 1º CR, militares do 24º Batalhão,  Grupo Especial de Fronteira (Gefron), agentes penitenciários e investigadores da Polícia Judiciária Civil.

A cerimônia de encerramento do 2º Curso de Técnicas de Controle e Submissão, foi realizada hoje (20) pela Rotam e ocorreu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.

A Presidente em substituição do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen/MT), Jacira Maria da Costa parabeniza o empenho dos servidores que participaram dessa formação. 

“Só temos a agradecer aos profissionais que se prontificam, se dedicam a se capacitar e levar novos conhecimentos para o sistema penitenciário. Parabéns é gratificante ver e saber que nossos servidores estão indo em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos e prestar um serviço de mais qualidade, isso é motivo de orgulho, pois temos em nossos quadros muitos que as vezes tiram de seu próprio bolso para se qualificarem”, frisa a Presidente.  

 Assessoria de Imprensa Sindspen-MT

imprensasindspent@gmail.com

(65) 98462-9082

Instagram:@sindspenmt

www.facebook.com.br/sindspenmt