CHOQUE: AGENTES PENITENCIÁRIOS PARTICIPAM DE CURSO ESPECIALIZADO PROMOVIDO PELA ROTAM-PM/MT

A Diretoria de Ensino Penitenciário – DENPEN  encerrou nesta manhã de sexta feira (17) Teste de Aptidão Física -TAF para a inclusão de dez Agentes Penitenciários no  curso denominado Choque da Rotam- PM. Os testes físicos incluíram exercícios como barra, corrida, flutuação, natação, flexão de braço entre outros.

O Curso consiste em preparar Policiais para atuação em eventos com grande quantidade de pessoas, e para conter crises, bem como para a atuação em ambiente prisionais em rebeliões e motins.  Seu emprego ocorrerá em apoio eventos pontuais que, por seu porte, características ou complexidade, superem a capacidade de resposta das Unidades de Área.

Pode-se dizer que a atuação se dá, por exemplo, em eventos, esportivos; shows; protestos e manifestações públicas diversas; rebeliões em unidades prisionais; bloqueios de vias públicas.

De acordo com o Diretor de Ensino Penitenciários, Anderson Santana da Costa é importante que os profissionais dos Sistema Penitenciários recebam treinamento constante para que havendo a necessidade de emprego, as operações possam acontecer de forma eficiente fazendo valer a capacidade de controle do Estado, bem como de combate ao crime organizado dentro e fora do ambiente prisional.

“Consideramos essa integração da Rotam com o Sistema Penitenciário extremamente relevante, uma vez que a integração das forças de segurança, fortalece o combate à criminalidade”, informou Anderson.

O Presidente interino Amauri Paixão esteve no encerramento do TAF, e disse que essa integração revela o reconhecimento do valor do Servidor Penitenciário para as ações de Segurança Pública. “Isso é muito importante para nós, porque além de qualificar o servidor, eleva a autoestima, que tem decrescido diante dos problemas estruturais do Sistema Penitenciário e do descaso com o qual têm sido tratados pelo governo Estadual durante essa Gestão”. Lembrou o Presidente.

Por todas essas razões, sabe-se que a resiliência é característica salutar dos Servidores Penitenciários, que apesar da batalha diária para manter o sistema penal funcionando à custa, muitas vezes, de sua própria saúde física e mental, não desistem de buscar cada vez mais se qualificar para melhor servir a sociedade.

Os Agepens aptos a participarem do Curso são: Ivaldo Lembranzi, Fábio Aguiar, Francisco Joir, Luiz Márcio, Gilberto Antônio, Cleidilson Brandão,  Cristiano Soares, João Bosco, Gilberto de Almeida, Hosiel Ferreira.

A Diretoria do SINDSPEN parabeniza o Servidor Anderson Santana pela excelente gestão que está realizando frente aos recursos escassos destinados a DENPEN – Diretoria de Ensino Penitenciário e também aos Servidores aprovados para a participação no Curso.

Anexos

Choque