Recuperandos da Cadeia de Poconé prestam serviços para sociedade poconeana

A iniciativa partiu do diretor da unidade penal, Silvio Roberto Alves, que buscou parcerias com a Prefeitura, o Judiciário e Conselho da Comunidade, com o objetivo de iniciar o trabalho de ressocialização com os recuperandos da unidade e também contribuir com benfeitorias para a sociedade poconeana.

Para dar inicio no projeto foi realizada uma triagem com os custodiados que possuíam um bom comportamento e já tinham pagado um sexto da pena, após a triagem oito apenados deram inicio aos trabalhos, onde já reformaram  praças públicas, Hospital Geral, três escolas quilombolas, duas UPS, o Fórum entre outros órgãos públicos da cidade.

Além disso, os recuperandos também trabalham dentro da Cadeia, cuidando da horta, galinheiro e fazendo reparos internos e externos. As hortaliças colhidas são vendidas para um mercado da cidade e o dinheiro arrecadado é destinado para gastos da unidade.

“Esse trabalho proporciona para o recuperando a remissão da pena e também mais dignidade, e em contrapartida a sociedade também se beneficia com as obras realizadas”, pontuou Silvio Roberto.

De acordo com Diretor da Cadeia o Judiciário liberou uma verba para o Conselho da Comunidade que foi destinada para reforma da unidade, “Estamos construindo o espaço para o banho de sol, e onde funciona a cozinha vamos transformar em uma sala de aula e construiremos uma nova cozinha fora do espaço da cadeia”, afirmou Silvio Roberto.

“Quando o Silvio propôs essa parceria para o Conselho da Comunidade eu abracei a causa na hora, porque contribuir com a população e a ressocialização dos recuperandos é muito gratificante. Quero parabenizar o Diretor da Cadeia de Poconé pelo excelente trabalho que ele está desenvolvendo a frente da unidade”, salientou o Presidente do Conselho, Luiz Eduardo Costa Campos.

Outro projeto que está previsto para acontecer dentro da Cadeia de Poconé é a construção de uma fábrica de blocos, onde os recuperandos irão fabricar os blocos e colocar nas ruas da cidade.

“Nós só temos a agradecer essa grande parceria com Cadeia de Poconé, que tem contribuído com a nossa Gestão e com toda população poconeana, através das reformas que reeducandos vem fazendo no nosso município. Quero destacar o brilhante trabalho que Diretor Silvio vem desenvolvendo”, salientou o Prefeito de Poconé, Tata Amaral.

A Secretária de Meio Ambiente também foi uma das instituições beneficiadas e contribuiu com a Cadeia doando mudas para os apenados plantarem na frente da unidade e nos canteiros da cidade. “Para os custodiados esse trabalho é muito importante para eles se sentirem inseridos novamente na sociedade”, frisou a Secretária de Meio Ambiente, Daniela de Assis carvalho.

Segundo a Juíza Katia Rodrigues Oliveira, o Judiciário está investindo alto nesse projeto, com o intuito de transformar a unidade penal de Poconé em uma Cadeia modelo para todo o Estado de Mato Grosso e dar uma ocupação para os recuperandos focando na reabilitação deles. “O Silvio e o Eduardo foram primordiais para que esse projeto acontecesse, eles foram persistentes e nunca desistiram, estão de parabéns pelo magnifico trabalho”, destacou a Drª Katia.

“Quero agradecer todos os parceiros desse grande projeto e fazer um agradecimento especial ao Juiz Carlos Roberto de Campos e a Juíza Katia Rodrigues Oliveira que estão se mobilizando para fazer esse projeto acontecer”, Salientou o Diretor da Cadeia de Poconé, Silvio Roberto Alves.

Ressocialização na Cadeia de Poconé