Força – Tarefa entre Agentes Penitenciários evita tragédia na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso

postado em: Notícias | 0

Agentes penitenciários realizaram uma revista minuciosa na manhã desta terça – feira, no raio 3 da Penitenciária Central do Estado (PCE),  onde resultou na apreensão de 78  celulares , uma grande quantidade de maconha e cocaína, facas e armas de fabricação artesanal.

 

 

Conforme servidores da unidade durante a vistoria não teve nenhum confronto entre os agentes e recuperandos, mas após a revista chegou uma equipe da Polícia Civil para fazer a retirada de um detento do raio 4, os agentes solicitaram a saída do mesmo, que se recusou e os demais presos afirmaram que ninguém sairia da cela, em seguida a direção da unidade foi notificada do fato e se deslocou com a equipe de plantão para verificar o que estava acontecendo, onde foram recebidos a pedradas pelos detentos do raio 4, que se rebelaram contra a contenção.

 

No momento em que a contenção adentrou para trancar os presos no raio 4, os detentos do raio 3 também se amotinaram  e partiram pra cima dos agentes penitenciários, que tiveram que usar material de tecnologia não letal para conter os presos.

 

De acordo com o Diretor da PCE, Revetrio Francisco, se os agentes não tivessem contido o raio 3 possivelmente os detentos teriam pegado a guarnição pela retaguarda e ganhado o corredor central, liberando o raio 1 e 2, ocasionando um massacre dentro da maior penitenciária do estado, mas devido o preparo dos agentes de plantão que em ação conjunta com as equipes do SOE E GIR conseguiram controlar a crise e colocar todos os presos nas celas, trancar a unidade e seguir o procedimento normal. “A ajuda dos cães durante a contenção foi fundamental na operação”, disse Revetrio.

 

“Quero parabenizar as equipes de Serviço de Operações Especiais (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Agentes de plantão que juntos realizaram um excelente trabalho e evitaram que acontecesse uma tragédia na Penitenciaria Central do Estado, não esperava menos dessa equipe que está sempre preparada para agir em ocasiões como essa”, destacou o Presidente do Sindspen – MT, João Batista.

 

 

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fausto José Freitas, estava presente na unidade para a regulamentação do canil e presenciou toda a situação, e também parabeniza os servidores pela ação rápida e de forma adequada.