Agente do sistema penitenciário necessita de doação de sangue

A agente penitenciária Elenilde Batista da Silva, está internada em estado grave no Pronto Socorro de Cuiabá, devido uma gravidez tubária que desencadeou uma anemia profunda e hemorragia interna, sendo necessário o uso de várias bolsas de sangue e para dar continuidade ao tratamento ela precisa de doação de sangue.

As doações podem ser feitas a partir do dia 14/03, no Hemocentro de Cuiabá que fica localizado na Rua 13 de junho, nº 1055, será aceito qualquer tipo sanguíneo.

“Convoco todos os agentes para fazer parte dessa corrente do bem e ajudar nossa companheira de trabalho nesse momento tão difícil, pois juntos somos mais fortes”, destacou o Presidente do Sindspen – MT, João Batista.

Requisitos básicos para doar sangue

• Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;

• Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.

• Ter peso igual ou superior a 50 kg;

• Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;

• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

• Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

• Não fazer ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

• Não te feio tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;