Agentes penitenciários frustram fuga em massa na Penitenciária da Mata Grande

postado em: Notícias | 0

A madrugada do último domingo (10) foi de tensão para a equipe de servidores que compõe o plantão C da Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, onde conforme informações os agentes frustraram a fuga em massa de reeducando do Raio I superior e inferior da unidade penal.

Agentes que estavam de plantão disseram que os presos  arrebentaram cerca de 22 cadeados que trancavam as celas e só não fugiram porque a área externa estava reforçada com mais agentes prisionais do que o costume. Não houve confronto e ninguém se feriu. “Os presos utilizaram uma ferramenta rústica com ponta de metal para arrebentar os cadeados e tentar a fuga que não aconteceu devido o reforço de agentes na unidade”, disse um dos plantonistas.

Conforme ainda os agentes, depois que as celas foram destrancadas, eles chegaram a sair dos espaços, mas recuaram porque perceberam a quantidade adicional de agente armados e as torres estavam com dois agentes, em vez de um, como o usual, e, além disso, os refletores estavam acessos.

Além dos objetos utilizados para destrancar as grades, foram encontrados com os reeducando alguns celulares. O presídio da Mata Grande tem três raios com quatro alas cada e se encontra superlotado.

Conforme o diretor da penitenciaria, Ailton que após receber muitas informações do setor de inteligência de planos de fuga por parte dos detentos, resolveu reforçar a segurança da unidade, adotando medidas de segurança como iluminação, limpeza, como também de agentes penitenciários, além de repassar todas as informações para que os plantonistas fiquem alerta a qualquer anormalidade.

Após o ocorrido imediatamente a visitação no presídio foi suspensa, até porque eles não podem receber pessoas sem um controle de acesso às celas, já que os cadeados estão sendo substituídos. Essa questão deve ser analisada pela direção e o prazo sem visita poderá até ser prorrogado, além de outras sanções que podem ocorrer.

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), parabeniza a toda equipe do plantão C que estavam atentos e prontos, por frustrarem a fuga em massa. “Parabéns a liderança da penitenciária da Mata Grande pelo repasse das informações aos servidores os deixando alertas para que não sejam pegos de surpresa e também aos servidores que comungam do mesmo ideal de manter a ordem e a disciplina na unidade, desempenhando muito bem o papel que assumiu. Fica o alerta a todos os servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso para que principalmente nesse período de final de ano redobrem a atenção nas unidades e garantem a total segurança no desempenho de suas funções”, frisou o presidente do Sindspen, João Batista.

66f2e496-95a5-4497-9b4c-152e175bb5ce.jpg

93cba208-823c-4d2f-af6f-fa7dbd696bcd.jpg