Armas artesanais e celulares foram encontradas dentro de celas na unidade prisional de Lucas do Rio Verde na semana passada, durante a Operação Natal Seguro realizado por agentes Penitenciários lotados no Centro de Detenção Provisório (CDP) da cidade, localizado a 332 km da capital.
A operação que durou aproximadamente quatro horas (04), com início às 06h e término ás 11h, teve apoio dos agentes da Regional Norte-Sinop, com intenso trabalho de vistoria nas seis (06) celas da unidade que culminou com a apreensão dos materiais ilícitos.
Conforme informações foram encontrados vários objetos ilícitos entre 08 celulares, ferros tipo chuçu e bateria de celular, além de cachimbo pra consumo de droga.
Além das celas a estrutura física da unidade foi vistoriada também, sendo todo procedimento acompanhado pela direção da unidade, seguindo as diretrizes do Procedimento Operacional Padrão (POP)/SEJUDH.
“Foi uma operação tranquila, que teve como finalidade retirar da unidade esses materiais ilícitos. Contamos com a colaboração dos agentes de Sinop-MT e não houve necessidade de uma ação mais contudente”, disse um dos agentes que participou da operação.
Assim como as demais unidades prisionais do Estado, o CDP, está superlotado com 290 reeducandos, sendo que a capacidade física é para 144 custodiados.
O diretor do CDP, José Ronaldo Frutuoso junto com os servidores tem intensificado as operações para coibir ilícitos e prevenir fugas e motim, comum nesse período do ano. “Há cinco (05) anos não ocorre fuga na unidade, isso graças ao trabalho dos servidores que tem realizado com competência a sua função, coibindo entrada de ilícitos, realizando vistorias constantes, apesar da falta de efetivo”, disse.
Todo material apreendido foi encaminhado para delegacia local, para o que sejam realizados os procedimentos de praxe.
O Presidente do Sindicato dos Servidores penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista parabeniza ao trabalho prestado pelos servidores do CDP de Lucas do Rio Verde, que mesmo com o baixo efetivo tem realizado os procedimentos e mantendo a ordem na unidade e também ao diretor José Ronaldo frutuoso pela administração frente a cadeia, que mesmo com efetivo reduzido tem mantido um trabalho de excelência na unidade penal.
Anexos
e0821b13-644c-45d0-be64-6343b5637a9c.jpg