Trilha Novembro Azul do Sindspen-MT conscientiza para prevenção do câncer de próstata

Depois da Caminhada Outubro Rosa que foi um sucesso, com grande participação dos servidores e familiares, a Diretoria de Esportes do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) vai ser realizada a Trilha Novembro Azul no dia 18 de Novembro.

A ação vai ser realizada na trilha da Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados no Parque Nacional de Chapada, sendo um percurso de 2.400 metros no cerrado entre ida e volta e na trilha da Cachoeira do Véu das Noivas de 1.100 metros.

Conforme o Diretor de Esportes, Jorge Moraes, o objetivo da Trilhanada mais é do que uma forma de conscientizar e orientar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e também o alerta quanto à necessidade dos exames regulares de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina.

Para os que desejarem participar está disponível a compra de camisetas e no ato da inscrição deverá ser entregue 1 litro de leite. A diretoria alerta que as vagas são limitadas e devem ser reservadas com os coordenadores do evento até o dia 15 de Novembro.

Jorge explica que além da conscientização do diagnostico precoce ao câncer de próstata, o evento também tem cunho social, já que tem parceria com o Projeto “Agentes da Paz Wanderlei Coelho”, projeto desenvolvido por servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso e família, onde será arrecadado leite que será doado à entidade filantrópica, As Casas Caminho Redentor.

O evento espera reunir em torno 200 pessoas e vai contar também com café da manhã na sede do sindicato às 07 horas, com saída prevista para as 08horas para o local da trilha, onde deve ter inicio a partir das 09 horas, encerrando  com a soltura de balões.

As Casas Caminho Redentor

As Casas Caminho Redentor, foi fundada em janeiro de 1986 é uma organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adultos, carentes em estado de vulnerabilidade social, portadoras de lesões cerebral e/ou física, encaminhados pela Justiça, sem discriminar gênero, idade, raça ou religião.

As Casas abrigam atualmente 21 pacientes e se mantêm através de parcerias com o empresariado e instituições da sociedade civil.

Câncer de próstata

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina e uma mudança na frequência urinária, que aumenta. Também pode ser observada alguma dificuldade ao urinar.

Para o diagnostico é fundamental a realização do exame de toque e o de sangue, que é conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, o urologista seja procurado anualmente para a realização dos exames. Pacientes que possuem histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade

“Sensibilizar e informar os servidores do sistema penitenciário e a população sobre estes temas essencial, tendo em vista que devido às tarefas diárias e a correria da vida urbana, muitos acabam por negligenciar a saúde, essas ações são importantes para lembrar a importância da prevenção, não somente nesse mês, mais o ano inteiro. A diretoria de Esporte está de parabéns por mais essa iniciativa. Esperamos contar com a presença maciça dos servidores e seus familiares”, disse o Presidente do Sindspen, João Batista.

Serviço:

Evento- Trilha Novembro Azul

Local- Parque Nacional de Chapada e Cachoeira do Véu das Noivas.

Data- 18.11. 2017

Mais informações, dúvidas e inscrições- Maria Helena (65) 98462- 9072 ou Emilene (65) 99936- 7534.