Na manhã de ontem (05), a Vereadora Valdeniria Dutra (PSDB) e o Deputado Estadual Dr. Leonardo Ribeiro (PSD) em companhia de representantes da subsede do Sindspen-MT de Cáceres realizaram uma visita á Cadeia Feminina da cidade de Cáceres-MT.
Em conversa com a diretora da unidade, Kelvia da Silva explanou aos parlamentares os problemas estruturais enfrentados tanto pela população carcerária quanto os servidores.
Segundo a diretora, o prédio onde funciona a unidade feminina necessita de algumas reformas para trazer mais segurança. Kelvia pontuou os problemas mais críticos e urgentes como reforma do telhado que está todo danificado e o aumento do muro que vai trazer mais segurança para a unidade, a parte de saúde também precisa de melhorias visando atender melhor as recuperandas.
A unidade hoje possui uma população carcerária de cinquenta e quatro (54) detentas, mesmo sem ter registro de fuga desde que assumiu a direção, Kelvia acredita que a reforma vai trazer mais segurança para os servidores realizarem os seus trabalhos.
A unidade feminina desenvolve hoje um importante trabalho de ressocialização com as custodiadas, na cadeia é desenvolvido o projeto de corte e costura profissionalizante e também o EJA onde vinte e três (23) detentas estão estudando. “As recuperandas estão aprendendo a costurar por meio do projeto corte e costura desenvolvido em parceria com o conselho da comunidade, uma oportunidade para quando cumprirem a pena tenham profissão e possam ter uma fonte de renda”, disse a diretora.
Durante a visita os parlamentares fecharam parceria para contribuir na reforma da unidade feminina. Para a diretora toda ajuda é bem vinda para a construção de um sistema mais justo. “Agradeço ao apoio dos parlamentares e da subsede de Cáceres que tem nos ajudado nesse processo de construção”, frisou.
Para o vice-presidente da subsede, Luiz Carlos Velozo, parcerias são importantes e parabenizou a diretora pela busca da parceria.”A cadeia é um ambiente de ressocialização e nós todos estamos lutando para que assim continue e numa estrutura melhor para dar dignidade às recuperandas e também para aos servidores ali lotados. As parcerias são necessárias para conseguirmos realizar estas reformas e trazer um ambiente mais agradável a população que ali está”, disse Velozo.