ESPEN comemora dois anos de treinos do Projeto de Defesa Pessoal Muay Thai

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

O Projeto de Defesa Pessoal, na modalidade Arte Marcial Muay Thai comemora 02 (dois anos) ANOS DE TREINOS. Uma parceria entre a Diretoria de Ensino Penitenciário e o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso(SINDSPEN-MT).

Nesse período, as aulas aconteceram duas vezes por semana, com treinos extras para participação em eventos e corridas no parque para melhoria do condicionado físico, muito exigido para a prática do esporte.

Dentre as modalidades ofertadas pelo projeto, apenas a arte marcial Muay Thai teve continuidade e ainda é praticado no espaço da Escola Penitenciária. Desde o seu início passaram pelo projeto, aproximadamente, 100 servidores, das unidades penitenciárias de Cuiabá e Várzea Grande, Sistema Socioeducativo, Sejudh e Escola Penitenciária.

O projeto tem o objetivo de proporcionar aos servidores do sistema penitenciário atividades esportivas gratuitas, ministradas por profissional habilitado, com cunho formativo, usando o esporte como melhoria da qualidade de vida, autocontrole e aperfeiçoamento de técnicas de defesa pessoal, para melhor desempenho em suas atividades profissionais.

O responsável pela constância do projeto, qualidade dos treinos, bem como, a regularização da prática e a oferta de aperfeiçoamento através de eventos é o servidor Agente Penitenciário Professor Anderson Luiz Poleto, voluntário, graduado pela Confederação Brasileira de Kick Boxer Tradicional, faixa preta 1º Dan Internacional, graduado pela federação mineira de esportes de contato, prajied preto em Muay Thai, atleta de lutas de contato como competidor há 25 anos, conquistando vários títulos, entre eles, campeonatos mineiro e brasileiro.

No período de execução do projeto os atletas têm a oportunidade de participar de eventos relacionados ao esporte, como seminários, campeonatos, cursos e graduação, para evolução na atividade, todos acompanhados pela Federação de Muayboran Tradicional de Mato Grosso – FMTT-MT, qual a Escola Penitenciária foi credenciada e os atletas realizaram a filiação em 2016. A primeira graduação aconteceu em outubro de 2016, quando seis servidores graduaram, em evento realizado na Escola Penitenciária.

Neste final de semana serão realizados três eventos vinculados a FMTT-MT, com participação de servidores do Sistema Penitenciário e Sistema Socioeducativo:

·         19/05/2017 – Graduação – 20h30min – Academia Power Fit

·         20/05/2017 – Curso de Arbitragem – 16h – Academia Team Nogueira

·         21/05/2017 – 1º Campeonato Mato Grossense de Muay Thai Muay Boran – 9h – Ginásio Verdinho.

Os servidores do sistema penitenciário que graduarão são: Joeny Hemilia Cunha Maciel, Natalie Siqueira Teixeira Sant’Anna e Rita de Cássia Alves Barros, do Sistema Socioeducativo, o servidor Paulo Antunes de França, e, também, o filho da servidora Joeny, Igor Maciel Fava, que a acompanha e se dedica ao esporte há um ano.

Para mais informações entrar em contato pelo telefone: (65) 3644-2353 ou pelo e-mail: escolapenitenciaria@sejudh.mt.gov.br.

Anexos

a5c3071c-d081-48fc-86d7-995091a1984b.jpg