Após movimento grevista edital de concurso para sistema penitenciário é lançado

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Após uma semana de intensa mobilização grevista por partes dos servidores penitenciários do estado de Mato Grosso, o Governo publicou na tarde de ontem (25.11) no Diário Oficial de Mato Grosso Nº 26907 Página 84, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), o tão sonhado edital do concurso para o sistema penitenciário.

Essa é apenas uma das reivindicações que levaram os servidores da classe a paralisarem entre os dias 21.11 a 25.11 de 2106, as atividades nas unidades penais em todo o Estado, sendo que a categoria ainda está em estado de alerta devido à luta pela aprovação da jornada voluntária que se encontra na Assembléia Legislativa (AL-MT) para ser votada, porém a mesma não atende totalmente ao anseio dos servidores, pois o governo oferece apenas 0.50% bem abaixo da Policia Militar (PM)  que é 0.75% em cima do salário da categoria militar.

Conforme o edital o preenchimento será cadastro reserva para os cargos de agente penitenciário e profissionais de nível superior, sendo que as normas estão contidas no edital.

O concurso terá cinco fases todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas para nível superior: prova objetiva, dissertativa, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social, já para o cargo de agente penitenciário: prova objetiva, exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

Ainda conforme o edital para participar do concurso, precisará ter no mínimo 21 anos de idade completo até a data de encerramento das inscrições e ter até 50 anos, Nível superior e também  quantitativo de vagas para homens e mulheres.

As inscrições deverão ser realizadas diretamente no site da empresa organizado IBADE- WWW.ibade.org.br, a partir de 01 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017, sendo que para o cargo de agente penitenciário o valor será de R$ 90,00 e profissional de nível superior R$ 110,00 e o período de isenção de 05.12 a 07.12.2016.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista disse que a publicação do edital foi o resultado da luta dos servidores por melhores condições de trabalho. “É com muita alegria que recebi a noticia da publicação do edital e credito esse resultado desse trabalho a todos os servidores que participaram da lutas nesses últimos cinco dias, que deixaram suas famílias em casa para ir pro confronto e protestar em favor de melhorias para o sistema penitenciário. Porém ainda temos a questão da jornada voluntária que esta na Assembléia Legislativa e vamos nos manter mobilizados para resolver essa questão emergencial do efetivo no sistema, pois nossa luta nesse momento é por segurança nas unidades principalmente para os nossos servidores. Fica aqui o meu agradecimento especial a todos os bravos guerreiros  e guerreiras que suportaram as pressões nesses cinco dias, que estiveram junto com a gente nessa luta e que agora o resultado começa a aparecer “ finalizou Batista.

O edital completo  esta disponível no Diário Oficial está no seguinte endereço: https://www.iomat.mt.gov.br/.