Cadeia pública de Cáceres recebe oficina de artesanato destinado a esposas e mães de reeducandos.

postado em: Assessoria de Imprensa | 0

Uma parceria entre a subsede do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT) de Cáceres, vara de execuções penais(Juiz-José Eduardo Mariano) e pastoral carcerária possibilitou a realização do projeto de cursos de artesanato profissionalizante na Cadeia Pública de Cáceres- MT.

As aulas tiveram inicio ontem (05) iniciaram com duração de dois meses e aproximadamente participam 50 mulheres.

O curso faz parte do programa de contribuição aos familiares de recuperando que pretende profissionalizar familiares e diminuir a inserção de drogas na cadeia.

Além desse curso, já foram realizados vários outros  cursos profissionalizantes voltado aos reeducandos através da parceria com o Senar e Sindicato Rural, de jardinagem, e de artesanato para a Cadeia Feminina. Além disso, continuam, normalmente, as aulas da Escola Nova Chance. Conforme informou o Vice-Diretor da subsede do SINDSPEN-MT de Cáceres, Luiz Velozo, vão ser dois meses de curso, com todo gratuito, os professores são da pastoral carcerária e os produtos produzidos vão ficar com as próprias alunas para já começarem a vender e transformar em renda.

O objetivo é profissionalizar e ensinar as mães e esposas dos detentos a trabalharem com artesanato, capacitar às mesmas para que tenham condições de obterem uma renda extra, para que possa contribuir com o orçamento da família e ainda ao final receber certificado profissional que irá oportunizar ainda mais a buscar novas oportunidades. “Vão ser realizadas oficinas de artesanato, onde as mesmas poderão aprender sobre artesanato e produzir diversos objetos”, disse Velozo.

“Os cursos foram possíveis,segundo o diretor da Cadeia Pública, Revétrio Francisco, graças a parceria da Pastoral Carcerária, Vara Criminal e Vara de Execuções Penais,Subsede do SINDSPEN e a própria direção da unidade prisional. “As participantes recebem certificado e vão aprenderam as técnicas com o que há de mais moderno em termos de artesanato profissionalizante”, disse.

O presidente do SINDSPEN-MT, João Batista parabeniza aos organizadores e parceiros pelo desenvolvimento do projeto e contribuição para a realização do mesmo. ”Essa é uma característica do servidor penitenciário, humanidade, preocupar com o próximo”, disse.

Ana Paula Barros

Assessoria de Imprensa-SINDSPEN-MT