Servidores penitenciários se empenham em projeto para reinserir reeducandos no mercado de trabalho

postado em: Notícias | 0

Os servidores penitenciários que trabalham na Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), trabalharam na capacitação de 29 recuperandos através do curso de utilização de equipamentos elétricos e manuais. A capacitação, realizada entre os dias 01 e 09 de setembro em parceria com a Unidade Escola Senai de Construção (Senai-MT), também beneficiou dois familiares de detentos.

 

O curso ofereceu certificado de 20 horas-aula e formou duas turmas. Dos 31 certificados, 13 recuperandos e 2 familiares foram formados na sede da Funac e 16 recuperandos formados no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). De acordo com a presidente da Funac, Cintia Nara Selhorst Barbosa, ao final da atividade, cada formando ganhou uma ferramenta, como estímulo para a continuidade da profissionalização.

As formações fazem parte da política de reinserção social da população carcerária promovida pela fundação, que busca por meio de educação, profissionalização, trabalho, geração de renda e assistência à família, inserir detentos no mercado de trabalho para que possam contribuir positivamente com a sociedade. Os participantes são acompanhados de perto por uma equipe de pedagogas da Funac, que são responsáveis por passar orientações e para evitar desistências de cursistas. O grupo é formado pela agente penitenciária Heloise Monteiro e pela técnica Fabiana Nascimento.

 

O diretor executivo da Funac, Emanoel Flores, destaca também a elevação da autoestima como um dos resultados percebidos neste processo. “Eles têm talentos e habilidades que podem ser aplicadas para geração de renda. Ficam mais confiantes. Eles se sentem mais estimulados para buscar emprego e mudar de vida após o cumprimento de suas penas”, afirma Flores. Só no ano de 2015, a Funac capacitou 860 recuperandos. A maioria foi encaminhado para o mercado de trabalho. 

Informações da assessoria de imprensa Sejudh