Cadeia Pública de Nova Xavantina passa por reforma geral e ampliação

postado em: Notícias | 0

 

 

Desde que foi fundada em 2003, a Cadeia Pública de Nova Xavantina nunca havia passado por uma reforma geral, como passou recentemente. Na época de sua inauguração, a capacidade era de apenas 25 detentos, hoje, esse número dobrou para 50.

 

Segundo a direção do local, além de ter usa capacidade dobrada, a unidade passou por construção, reforma e ampliação do espaço físico. “Hoje a estrutura da cadeia conta com 11 celas, refeitório, semiaberto e ala feminina separados, muros com concertina, pátio, sala de aula, biblioteca provida de livros instrutivos, recreativos e didáticos, sala exclusiva para entrevista com advogado, alojamentos e sala da administração”.

 

De acordo ainda com o diretor de Nova Xavantina, Joaquim Souza Lima, além da construção e reforma, foi feito em parceria com a comunidade local, Judiciário, Prefeitura Municipal, Conselho da Comunidade, outras melhorias, tais como: Pintura, troca de piso do setor administrativo e banheiro, instalação de grades de proteção no banho de sol, implantação de sistema de monitoramento eletrônico, com câmeras instaladas em locais estratégicos, o que possibilita a vigilância com maior segurança.

 

Além dos presos oriundos da Comarca de Nova Xavantina, a Cadeia Pública da cidade também recebe presos advindos da Comarca de Novo São Joaquim e Campinápolis, o que demonstra a importância estratégica da unidade, haja vista, atender a uma população estimada de 40.834 habitantes, segundo dados do IBGE, distribuída por 03 cidades do Vale do Araguaia.

 

O diretor conta ainda, que a Unidade possui uma movimentação média mensal de cerca de 59 recuperandos, “segundo dados extraídos do mapa de alimentação da Unidade referente ao período de janeiro/2015 á setembro/2015. A maioria dos presos reclusos na Unidade é de Nova Xavantina e grande parte de seus familiares também residem na cidade. 100 % dos detentos recebem visita de seus familiares, rotineiramente, todas as quartas-feiras”, disse, informando ainda, que no regime semiaberto, são 21 albergados que dormem na Unidade e trabalham durante o dia.

 

DADOS – Atualmente, 25 servidores laboram na Unidade, desse total, 23 são agentes penitenciários, 01 diretor e 01 assistente administrativo. “A equipe de agentes penitenciários é distribuída em 04 plantões, que equivale a 5.75 agentes para cada plantão de 24hs, porém, devido aos direitos inerentes ao cargo dos servidores, tais como: Férias, licença prêmio, licenças maternidade e médica, folga mensal por excesso de carga horária semanal, a média por plantão fica significativamente reduzida”.

 

Lima explica ainda, que todos os trabalhos dentro da unidade são voltados a melhoria da qualidade de vida dos servidores e dos detentos. “Nossa gestão é voltada a essas melhorias e iremos trabalhar para melhorar cada vez mais”, finalizou ele.

 

Anexos

XAVANTINA5.jpg

XAVANTINA7.jpg

XAVANTINA1.jpg

XAVANTINA11.jpg

depen2.jpg

XAVANTINA33.jpg

XAVANTINA2.png