HOMENAGEM AOS SERVIDORES PENITENCIÁRIOS

postado em: Notícias | 0

 

Neste dia, mais que especial, vimos render justas homenagens aos Herois invisíveis, que realizam um trabalho árduo longe dos olhos da sociedade, para que a ordem e segurança dessa sociedade sejam mantidas. Parabéns a todos os Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso, pelo dia e pela oportunidade de estar comemorando essa data com a Família Penitenciária, que ainda sofre com as “Forças Ocultas” no Sistema Penitenciário e é pertinente mencionar já que, a situação de abandono e caos em que se encontram as unidades do Estado não é novidade, principalmente por causa da superlotação e as más condições estruturais, sendo inúmeras vezes denunciadas pelo SINDSPEN/MT na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, na Governadoria (Casa Civil e Seges), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados, Defensoria Pública e divulgadas nos noticiários e nas redes sociais.

 

Não bastasse a difícil missão de tentar amenizar estes problemas, vislumbramos como ação imediata a essa demanda, o investimento do Governo do Estado na formação continuada dos profissionais, para melhor desempenharem suas responsabilidades administrativas e para lidar com umas das atividades, considerada pela OIT e ONU como a 2ª profissão mais perigosa e estressante do mundo, também são as mais complexas do ciclo de polícia e judicial, qual seja fazer cumprir a Lei de Execução Penal/LEP, mantendo de forma ordenada, digna e adequada o(a)s apenado(a)s, evitando fuga e promovendo a reinserção destes à sociedade para que não reincidam em crimes ou cometam novos delitos. Missão aparentemente impossível em qualquer unidade do Estado, pois, com efetivo insuficiente, péssimas condições de trabalho e sub-humanas, carga emocional elevada ao extremo, atividade eminentemente de risco fora e durante o expediente, baixos salários, falta de treinamento, de equipamentos de proteção individual e armas menos letais, dentre tantos outros problemas não menos importantes e não relacionados, transforma a atividade de policiamento penitenciário em um verdadeiro inferno na terra.

 

Entretanto, acreditamos haver solução de médio a longo prazo, com políticas e gestão por competência, baseada em boas práticas e experiências de sucesso, mas para isso, será fundamental ter CORAGEM para realizar as mudanças necessárias e para enfrentar as divergências de interesses, bem como OUSADIA para implementar as políticas de vanguarda. Infelizmente os governos têm historicamente deixado os principais atores do Sistema Penitenciário, fora das mesas de discussão, para, juntos, construir estratégias, para prevenção, tratamento e reinserção do(a) segregado(a), enquanto isso não ocorre os Servidores Penitenciários estão à mercê da criminalidade e da inércia do Poder Público. Mediante fatos, parabenizamos todos os guerreiro(a)s silenciosos que travam batalhas diárias e só são vistos quando os problemas ultrapassam os muros e muitas vezes taxados como responsáveis pelas crises e dificuldades enfrentadas diuturnamente, por muitos que desconhecem o verdadeiro trabalho destes servidores, que abrem mão de seu merecido descanso e convívio familiar, para manutenção da ordem social e à proteção da sociedade matogrossense, participando da difícil tarefa de fazer encaminhamentos administrativos, conter rebeliões e a destruição dos patrimônios públicos…

 

A Diretoria do SINDSPEN/MT compreende que uma das respostas, a curto prazo, é a valorização dessas atividades, árduas e estressantes, como a única maneira de garantir que esses profissionais estejam capacitados para lidar com um cotidiano repleto de desafios. Portanto, todo o processo de reformulação do Sistema Penitenciário deve ser iniciado com apoio e preparo da categoria, que possui uma ótica futura: Inclusiva, Positiva e Otimista, para inclusive, quebrar com estigmas e preconceitos naturalizados dentro da sociedade sobre o Servidor Penitenciário. Por isso o SINDSPEN/MT estará sempre atento aos acontecimentos e está disposto a participar ativamente das discussões relativas ao Sistema Penitenciário Matogrossense, com exclusivo objetivo de ser propositivo junto aos órgãos públicos e estudiosos da delicada questão penitenciária.

 

Enfim, congratulamos com todos Servidores Penitenciários, comprometidos e que com dignidade honram seu labor! Sendo também oportuno lembrar que no dia 02/10/2015, sexta feira, o SINDSPEN/MT estará levando á Assembleia Geral ás respostas recepcionadas do governo ás reivindicações ao pleito dos profissionais penitenciários. Contamos com Você! Venha fazer parte da história do Sistema Penitenciário, pois, quem sabe faz a hora não espera acontecer… PARABÉNS!!!

 

Jacira Maria da Costa/

Diretora Parlamentar