Igreja Batista Getsemâni

Presidente do Sindspen/MT prestigiou a solenidade de abertura do 3° COPE

Assessoria de Imprensa Sindspen/MT

O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen/MT), João Batista participou na manhã desta quinta-feira (08), da aula inaugural do 3° Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (COPE), que aconteceu no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar, onde a banda da PM fez uma apresentação.

O Curso disponibilizou 40 vagas para todo estado, se inscreveram 49 profissionais e passaram no processo seletivo entre Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Aptidão de Tiro (TAT), 24 agentes penitenciários, que deram inicio na formação hoje.

De acordo com o Diretor da Escola Penitenciária, Anderson Santana, o intuito é capacitar o servidor para atuar em situações de alta complexidade e alto risco. “Esse curso é  pré-requisito para que o agente penitenciário atue no Serviço de Operações Especializadas (SOE), que necessita de renovação no seu efetivo, visto que o último curso foi realizado há sete anos”, Pontuou Santana.

A aula inaugural foi aplicada pelo Coronel da Polícia Militar, Clarindo Alves de Castro, que fez a explanação sobre os Serviços de Operações Especializadas (SOE/MT).

O COPE terá a duração de três meses, nesse período será ministrado pelos instrutores credenciados na Escola Penitenciária pertencentes ao SOE, instruções de armamento e tiro, tiro tático, instruções de escolta comboio e contra emboscada, agentes químicos tnl em geral, adentramentos, intervenções em alas e celas.

“Visto a necessidade de se buscar técnicas inovadoras e manter essa parceria que nós temos com as demais unidades de Segurança Pública do estado, foi aberto o convite para as instituições participarem em algumas instruções específicas para engrandecer o curso”, destacou Anderson Santana.

Sendo assim as instruções em aeronave serão feitas pela CIOPAER, instruções de gerenciamento de crise, noções de negociação e noções de patrulha rural com o BOPE, instrução de direção tática com a ROTAM e instrução de combate em ambiente confinado com o GOE.

O Presidente do Sindspen, João Batista parabeniza a Escola Penitenciária na pessoa do Diretor Anderson Santana, os Secretários Fausto José e Emanuel Flores, e principalmente aos alunos participantes do curso, que serão multiplicadores do conhecimento adquirido. “Desejo boa sorte aos alunos”.

“Agradeço o Comandante da PM por ceder o espaço e também pelas doutrinas que tem nos ajudado, isso é um avanço para o sistema penitenciário e para segurança pública do estado. Muito obrigada a todos que acreditaram nesse projeto de transformar o Sistema Penitenciário de Mato Grosso em referência para todo o Brasil”, ressaltou Batista.

 


Fonte: Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso - Sindspen MT

Visite o website: http://sindspenmt.com.br