Imprensa
Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 12h:42

Colapso

Sindicalista alerta para descaso do secretário, Alexandre Bustamante com o sistema penitenciário

A indignação foi pautada em reunião com deputado estadual, João Batista (Pros) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa Sindspen/MT
imprensasindspenmt@gmail.com

Assessoria do Gabinete

Em reunião com o deputado estadual, João Batista (Pros), a Presidente em substituição do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), Jacira Maria da Costa, falou sobre a situação de desleixo e completo esquecimento  em que o sistema penitenciário de Mato Grosso está, após seis meses da gestão do Governador Mauro Mendes e secretário de Segurança Pública (Sesp-MT), Alexandre Bustamante.

Para a presidente o secretário está se fazendo de desentendido, ouvido de moco, pois apesar das inúmeras tentativas do Sindspen na busca de respostas para as pautas da categoria, entre reuniões, ofícios e audiências, nada se resolveu, incluindo o tipo de administração em que o sistema penitenciário será inserido, após a junção com a Sesp.

“O secretário parece estar dormindo, ou agindo de má de fé, pois desde a fusão das secretarias é que ficamos ainda mais abandonados do que já estávamos, os avanços estagnados e parece que não estamos correndo atrás, quando na verdade são inúmeras as tentativas de solução e nada de receber respostas efetivas e concretas. O que vemos é operação em cima de operação, que resultam em mais clientes para as unidades prisionais, como as ocorridas na manhã de hoje em Barra do Garças, sem sequer ter abrido vagas nas unidades, já que as penitenciárias sofrem de superlotação e nada de aumentar o número de efetivo, sendo que existem em torno de 800 profissionais do concurso de 2016, aguardando nomeações e o governo fazendo de desentendido achando que a segurança pública está tudo bem. Enquanto isso servidores são perseguidos pelo crime organizado, jurados de morte e até assassinado como ocorreu com o nosso servidor Elison Douglas, simplesmemte por combater o crime organizado, não dá mais para brincar, precisamos urgentemente que medidas sejam tomadas e que seja garantido aos nossos servidores o direito de se defenderem dentro e fora das unidades”, frisa a Jacira.

Ainda durante o encontro com o deputado, a sindicalista parabenizou a todos os parlamentares que com muita garra, força e determinação derrubaram ontem (09), o veto que proibia o uso do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), para pagamento da RGA e mantiveram a inclusão na definição de se conceder ou não a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.

Assessoria Sindspen-MT

Jacira Maria da Costa, Presidiente em substituição do Sindspen

Jacira Maria da Costa, Presidente em substituição do Sindspen-MT

“O encontro foi para agradecer a derrubada do veto, que significa uma vitória contra esse governo opressor e insensível, e também para pedir apoio ao deputado, pois a categoria se encontra sem rumo quanto à situação do nosso segmento dentro da Sesp, onde até agora não obtivemos uma resposta eficiente e concreta por parte do secretário, sobre o sistema de administração que seremos regidos, se é Autarquia ou desconcentrada, e o tempo passa e nada se define isso é querer minar as nossas forças”, pontua Jacira. De acordo com a presidente, à situação vivenciada pelos servidores do sistema penitenciário requer cuidados, o momento pede medidas pontuais para controlar e blindar os servidores de futuros ataques. “Não vou pedir paciência a categoria, pois essa conversa de que estão corrigindo erros das gestões passadas não cola mais, agora é hora do secretário Bustamante colocar em prática toda a sua experiência e voltar os olhos para o sistema penitenciário. Sei que antes de serem gestores, todos são cidadãos e também queremos dividir com vocês as nossas angústias”, ressaltou.

O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (10), no gabinete do deputado e faz parte de uma ação interna do sindicato de alinhamento das estratégias para que os avanços conquistados até agora não continuem sendo prejudicados e com isso aumentando a angustia dos servidores.      

Comentários









COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.