Cuiabá, 15 de Novembro de 2018
Sindspen-MT

Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso

}

Terça-Feira, 11 de Setembro de 2018, 18h:24

Tamanho do texto A - A+

Projeto para combater e prevenir tuberculose nas unidades penais foi apresentado na PCE

Por: Assessoria Sindspen - MT

A Tuberculose é considerada um dos grandes problemas da saúde mundial, principalmente quando se trata do Sistema Penitenciário, pensando no bem estar dos recuperandos, familiares e servidores, foi realizada nesta terça-feira (11.09), na Penitenciária Central do Estado (PCE) uma roda de conversa com os profissionais da unidade, para apresentação desse projeto piloto.

O projeto está sendo executado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que prevê estratégias de comunicação e educação em saúde, para reorganizar a rede de atenção e diagnóstico precoce da tuberculose dentro do Sistema Penitenciário.

De acordo com a Assessora Técnica do Departamento Penitenciário Nacional, Daniele Chaves a PCE será o projeto piloto para o desenvolvimento de estratégias que serão implementadas em outras 75 unidades pelo Brasil.

O intuito não é só abranger a população encarcerada, mas também os profissionais da saúde, segurança e familiares, prevendo a organização da rede de atenção para toda comunidade penitenciária. Foram desenvolvidos materiais de comunicação específicos para cada público, obedecendo às questões de linguagem, com o objetivo de informar e sensibilizar para o diagnóstico e tratamento precoce da doença no Sistema Penitenciário.

Para a Gerente de Saúde da Penitenciária Central do Estado, Waldicelle esse projeto é muito importante, porque vai poder alinhar os profissionais da área de segurança, saúde, familiares e os privados de liberdade para melhorar o acesso dessas pessoas à saúde, seja dentro da unidade ou fora.

 “A tuberculose é uma doença que precisa de toda atenção, principalmente para população privada de liberdade, seus familiares e quem trabalha dentro do sistema. O desenvolvimento desse projeto vem para melhorar, ampliar o acesso à saúde, aprimorar o  conhecimento preventivo de todos e também contribuir para eliminar o foco dessa doença”, enfatizou o Diretor de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado.

 

Permutas
Publicações
WhatsApp Image rotam.jpeg
Data: 2018-08-17 11:58:25
Arquivo: jpeg

pdf-porte de armas.pdf
Data: 2016-08-22 08:57:01
Arquivo: pdf

pdf-sample (1).pdf
Data: 2015-08-15 16:06:46
Arquivo: pdf