Luta: presidente irá participar do VII Congresso da Fenaspen

Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) já iniciou os trabalhos de 2020. A presidente em substituição do Sindspen, Jacira Maria da Costa embarca para Brasília na tarde desta segunda-feira (06) junto com o diretor de Esporte e Lazer do sindicato, Jorge Moraes. Os dois irão participar do VII Congresso da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) Brasília/DF com o tema “Polícia Penal”.

O Congresso acontecerá nos dias 7, 8 e 9 e apresentará filiações de novos sindicatos e alteração estatutária para adequar a nomenclatura e a representação da FENASPEN, após promulgação da EC 104 – Criação das Polícias penal nos Estados, Distrito Federal e na União, além de debates sobre a minuta de proposta para regulamentar e padronizar as atribuições da polícia penal e entre outros.

A presidente Jacira Maria ressalta a importância da representatividade do Estado. “O modelo que temos em Mato Grosso ajudará a demonstrar possibilidades exequíveis e que estão no caminho certo. A criação da Lei Complementar Federal irá servir de simetria aos Estados e o que for comum será padronizado. Em 2020 a Polícia Penal escreverá um novo rumo para o Sistema Penitenciário, com uma Polícia Penal forte e com prerrogativas próprias, para combater ao crime organizado de dentro dos estabelecimentos penais, nos entes federados”.