Cuiabá, 22 de Junho de 2018

Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018, 14h:03

Agentes penitenciários participam de Curso de Sobrevivência Operacional

Por: Assessoria Sindspen - MT

O curso está sendo promovido pela Diretoria de Ensino Penitenciário em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que disponibilizou instrutores para ministrar essa capacitação, oriundos de Brasília-DF, Porto Velho-RO, Catanduvas-PR, Mossoró-RN e Campo Grande-MS.

O objetivo das instruções é aprimorar as técnicas de táticas defensivas e ofensivas dos servidores, para que eles possam se proteger e prever de maneira sistemática quais as melhores formas de reagir a um possível ataque seja ele no cumprindo do dever legal ou em seu horário de folga, que é onde existe a maior incidência de homicídio contra agentes.

O curso tem uma carga horária de 16 horas, com aula teórica abordando conceitos de sobrevivência e na parte prática está sendo trabalhado o porte velado e contra premissas, saque velado, tiro com alvo, tiro barricado e tiro sequencial. A capacitação está acontecendo na Penitenciária Central do Estado (PCE) e conta a participação de 29 agentes penitenciários, sendo cinco mulheres.

“É de suma importância que Agepens participem de cursos como esse, para aprender novas técnicas de sobrevivência na sua vida diária e terem condições de reagir e sobreviver a um atentado” frisou o agente penitenciário federal e supervisor do curso, Fabio Cristiano Cândido.

Segundo o Diretor da Escola Penitenciária, Anderson Santana 80% dos homicídios contra agentes de segurança pública ocorre no seu horário de folga. “Esse curso vem justamente para suprir essa demanda, no qual o foco principal é na linha de tiro, onde  os servidores estão sendo treinados para sacar a arma e atirar o mais rápido possível para se defender de qualquer ameaça que possa surgir”, salientou Anderson.

O Presidente do Sindspen - MT Amaury Paixão parabeniza o diretor Anderson Santana pela iniciativa e todos os servidores que estão buscando o aperfeiçoamento profissional.