Cuiabá, 17 de Outubro de 2018

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17h:01

Agentes Penitenciários frustram tentativa de fuga e explosão do muro da penitenciária de Sinop-MT

Agentes Penitenciários viram os homens armados, dispararam a sirene de alerta e criminosos deram tiros em direção à torre de vigilância do presídio. Grades de cela foram serradas.

Por: Assessoria Sindspen-MT

A madrugada da última terça-feira (13) foi de tensão para a equipe de plantão na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Pereira, mais conhecida como “Ferrugem” localizada em Sinop - MT. De acordo com  informações os Agentes Penitenciários frustraram possível  fuga em massa de custodiados da unidade penal. A penitenciária foi alvo ataque de criminosos e graças à agilidade e preparo dos AGEPENs foi impedida a explosão do muro e consequentemente a fuga, que poderia ter sido em massa.

Agentes penitenciários que estavam de plantão, contam que por volta das 04h40min da madrugada, a Agente Penitenciária que estava na torre quatro, percebeu que se aproximava uma pessoa em movimentação suspeita e avisou à equipe. Diante disso, seguindo o protocolo de segurança para essas situações, o sinal de alerta foi acionado ao tempo que os suspeitos efetuaram disparos contra a torre e fugiram em um carro de apoio.

Após a fuga dos suspeitos, os agentes realizaram ronda ao redor do muro da penitenciária onde foram encontrados os materiais explosivos e guarnições, além de um saco de cimento, que possivelmente serviria para dar suporte para a execução da explosão.

Como havia material explosivo, a direção da unidade entrou em contato com a Policia Militar (PM), que fez o isolamento do local até a chegada de uma equipe especializada, que veio da Capital para fazer a retirada do artefato.

“Depois realizamos a revista do lado de fora e verificamos que tudo estava seguro, realizamos a verificação dentro da unidade, e por cima da Laje no raio azul e na cela três, onde foi constatado que a grade do banho de sol estava serrada e no cubículo cinco da cela três estava também cerrada e o cadeado estourado”, informou um dos Agentes.

Após essas constatações todos os detentos do raio azul foram retirados e levados para a quadra, foi realizada a conferência, e revista geral nas celas um, dois e três, quatro e cinco.

“Queremos aqui parabenizar a toda equipe que estava de plantão no dia do ocorrido que estavam atentos e prontos, por frustrarem mais essa tentativa de explosão e fuga em massa. Parabéns a liderança da Penitenciária e também aos servidores que comungam do mesmo ideal de manter a ordem e a disciplina na unidade, desempenhando muito bem o papel que assumiu. Fica o alerta a todos os servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso para que principalmente nesses períodos de festas redobrem a atenção nas unidades e garantem a total segurança no desempenho de suas funções. O importante que  a principal ação dos criminosos foi evitada, que era um resgate de preso. Contamos com a polícia, para que eles possam prender os motivadores desse crime”, frisou o presidente do Sindspen, João Batista.