Cuiabá, 22 de Junho de 2018

Sábado, 10 de Março de 2018, 17h:21

Agente penitenciária participou do I Encontro Brasileiro das Advogadas Criminalistas

Por: Assessoria Sindspen - MT

A agente penitenciária Eliana Lopes de Lima, participou como palestrante no I Encontro Brasileiro das Advogadas Criminalistas, que aconteceu em Brasília, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – DF), nos dias 6 e 7 de março.

A servidora representou o Movimento de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual (MCCCDS), onde a mesma é militante da luta para o fim desses crimes. O tema abordado por ela foi crimes sexuais, ela também compartilhou as dificuldades vivenciadas no sistema penitenciário enquanto agente, para garantir a integridade física dos apenados, bem como  casos em que acusados eram inocentes.

Eliana é agente há quase 14 anos, formada em Serviço Social e recém-formada no curso de Direito, falou da experiência e emoção que sentiu em ser aplaudida por todos os participantes de pé. Elogiada pelo Juiz Alexandre Morais da Rosa e por outros advogados renomados se sentiu lisonjeada pela oportunidade.

A agente penitenciária também ministra palestras em escolas sobre crimes sexuais, orientando como identificar as vítimas, qual órgão procurar, como superar, experiências reais dentro dos presídios. “Palestrar sobre crimes sexuais é de Suma Relevância para as mulheres e sociedade geral, pois a eliminação da violência contra a mulher implica na implementação de políticas públicas que possam prevenir e atuar de forma eficaz na eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, física, sexual e psicológica, que historicamente tem vitimado as mulheres”, frisou a agente, Eliana Lopes de Lima.

A servidora vem construindo ao longo dos últimos 5 anos uma conduta garantivista dos direitos fundamentais como operadora de direito. O Sindspen – MT parabeniza Eliana pela busca do seu crescimento profissional.