Barra do Garças
Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 15h:20

Barra do Garças

Reforma da APAE de Barra do Garças contou com mão de obra de reeducandos do projeto “Amigos da Escola”

A reforma visa oferecer mais qualidade no atendimento aos 82 alunos e pais que frequentam diariamente a instituição.

Todo trabalho foi possível por meio do projeto “Amigos da escola”, idealizado por servidores do sistema penitenciário da cadeia da cidade, que ofertam mão de obra dos apenados para reforma de escolas publicas e beneficentes.  

A reforma foi realizada em duas etapas, com inicio em meados de janeiro de 2018 onde foi construída a calçada e o ponto de ônibus e a segunda etapa deu-se inicio em dezembro, com a conclusão em meados de fevereiro, com a reforma total do prédio. O coordenador do projeto, Gustavo Siqueira Ferraz (Coalhada), agente penitenciário conta que a ideia é reinserir o reeducando  e também contribuir com as escolas que estejam precisando de restauração.

“Nós acreditamos que a ressocialização é possível, unindo forças”. Conforme Coalhada, a escolha dos recuperandos passa por uma triagem, onde a equipe é composta por corpo técnico, sendo psicólogo, assistente social, chefe de disciplina e o diretor da unidade penal. 

Na primeira etapa foi construído a calçada e o ponto de coletivo coberto, onde os familiares e vizinhos da APAE, tivessem onde se abrigar da chuva e sol e na segunda etapa toda reforma do prédio, sendo reforma do teto ao piso, trabalho de pintura, construção, limpeza no pátio externo.  Gustavo relata que o resultado foi satisfatório porque deu para  atender a todas as necessidades da instituição e em contra partida os recuperandos vão receber a redução da pena, sendo a cada três dias trabalhados recebe a redução de um dia na prisão.  

A presidente da APAE, Diana Milhome Varjão disse que graças ao projeto foi possível conquistar um novo espaço, mais humanizado para os alunos e pais que frequentam a unidade diariamente. A presidente do Sindspen-MT, Jacira Maria da Costa,  parabeniza a ação e os trabalhos desenvolvidos  pelos servidores de Barra do Garças e enfatiza que essa parte social é um reflexo em várias unidades penais do Estado. 

 “É de suma importância esse trabalho, já que o recuperando refaz o vinculo com a sociedade e colabora de forma efetiva para o meio onde irá regressar após cumprir a pena. Avalio como uma forma de contribuição com a sociedade. Parabéns aos nossos servidores pelo desenvolvimento desse projeto”, pontua Jacira. 

Após a conclusão da reforma da APAE, Gustavo informa que vão seguir para uma nova missão, já que existe uma lista extensa de escolas que já solicitaram a mão de obra dos reeducandos. “Hoje o que falta é ferramenta, objetos que vão facilitar e melhorar e o serviço prestado pelos servidores”, frisou Gustavo. 

A presidente do Sindspen-MT, Jacira Maria da Costa,  parabeniza a ação e os trabalhos desenvolvidos  pelos servidores de Barra do Garças e enfatiza que essa parte social é um reflexo em várias unidades penais do Estado.  “É de suma importância esse trabalho, já que o recuperando refaz o vinculo com a sociedade e colabora de forma efetiva para o meio onde irá regressar após cumprir a pena. Avalio como uma forma de contribuição com a sociedade. Parabéns aos nossos servidores pelo desenvolvimento desse projeto”, pontua Jacira.        

Comentários









COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.